Caminhos de São Paulo na Turquia
Goreme Turquia - Viagem com grupo

O apóstolo Paulo de Tarso foi um dos mais importantes, tendo escrito epístolas e passagens no Atos dos Apostolos, na Bíblia. Seu trabalho de pregação do cristianismo primitivo foi fundamental para o crescimento da palavra de Jesus Cristo.

Quem foi São Paulo

Saulo, nome pelo qual era conhecido, nasceu judeu em Tarsus na Turquia e era do grupo dos fariseus, assim como seus pais. Paulo, já adulto, e tendo sido alguém que perseguiu os cristãos (Atos 8:3), recebeu uma revelação pessoal de Jesus Cristo e converteu-se ao cristianismo.

[Atos 8:3] E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão.

 

Cidades da Turquia por onde caminhou São Paulo

Em Tarsus ou Tarso na Turquia, hoje em dia é possível visitar a casa natal deste que foi um dos doze apóstolos do cristianismo. Em nossa viagem com grupo dos Caminhos de São Paulo esta visita é realizada todos os anos.

Em Antioquia, o apóstolo Paulo de Tarso também esteve e esta foi a cidade onde São Paulo pregou o seu primeiro sermão e onde os seguidores de Jesus foram definidos pela primeira vez como cristãos (Atos 11:26).

[Atos 11:26] e, quando o encontrou, levou-o para Antioquia. Assim, durante um ano inteiro Barnabé e Saulo se reuniram com a igreja e ensinaram a muitos. Em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos.

Lembre-se que neste período, São Paulo era conhecido como Saulo.

Após a sua conversão, Paulo foi para Damasco, onde os “Atos dos apostolos” (na Bíblia) afirmam que foi curado de sua cegueira e batizado por Ananias de Damasco.

Paulo afirma em 2 Coríntios 11:32 que foi em Damasco que ele escapou por pouco da morte, indo em seguida primeiro para a Arábia e depois de volta para Damasco.

Como posso peregrinar pelos Caminhos de São Paulo

Você pode viajar com grupo para Turquia, incluindo as cidades de Tarsus, Antioquia e a região da Capadócia. Os caminhos de São também passam pela Grécia, incluindo a famosa região de Meteora, onde se encontram santuários e conventos ortodoxos do século XIV.

Em Meteora, na Grécia, todos os mosteiros são habitados por monges ou monjas, e estes mosteiros surgem no topo de picos de montanhas com mais de 500m.


Descubra como é possível peregrinar pelo caminhos de são paulo? Venha para esta peregrinação.